![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpne9TkU89TVXakxSm2d45YyacakjsyRr_t2XOoaQPKRlGfbZSjo5W9daIXASdzypTh0mDEFUWbBd3CHtj7pQnxoeGufh_WIK4Au3qgJqoP9GhSvMqUUOCGzFMeKR-RE6vRycQFUuJxZE/s320/raios.jpg)
COMO OCORRE AELETRICIDADE NO AR
A energia é provocada por vários fatores como, por exemplo, o atrito entre as nuvens ou mesmo do atrito com o ar com que faz com que as nuvens fiquem carregadas em duas metades, a inferior com a descarga negativa e a superior com carga positiva, sendo que essas vão aumentando através do contado entre nuvens que se unem fazendo com que a nuvem se transforme em um acumulador.
Como ocorrem os raios
O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre nuvens que acontece quando há uma diferencia de cargas entre as nuvens que faz com que a energia passe da nuvem que tem mais carga a que tem menos carga.
A terra é imensa esfera que tem sua carga negativa más por através da indução a área projetada pela nuvem sobre o solo sombra faz com que a essa área se torne positiva e como a nuvem é arrastada pelo vento, a região de cargas positivas no solo acompanha a nuvem como se fosse sua sombra.
Uma vez que a rigidez dielétrica entre a nuvem e a terra seja vencida, o ar ionizar-se baixa a resistência elétrica criando assim um túnel que é por onde a descarga elétrica transita.
ANATOMIADO RAIO
Quando a rigidez elétrica é vencida forma-se o que é chamado de raio piloto que é uma descarga que vai da nuvem para a terra a uma velocidade aproximando de 1500 km/s, mas como o ar esta ionizado a nuvem entra em curto-circuito com o solo, fazendo com que a nuvem assuma uma polaridade inversa e a terra tendo uma massa maior ocorre uma segunda descarga, porém, agora da terra para a nuvem uma velocidade de aproximadamente de 30 000 km/s, ou seja, há duas etapas mas é tão rápido que não podemos visualizar quando termina e quando começa a outra a impressão de existir apenas uma.
O intervalo denominador frente de onda é responsável pela ação fulminante do raio, pois além de ocorrer muito rapidamente, o fenômeno atinge seu valor máximo, a duração do raio é aproximadamente 200 us.
Apenas como comparativo, uma piscada de olho humano dura em media 100 ms milissegundos ou 1, 10/s suficiente para ocorrer 500 raios.
Efeitos do raio
Os efeitos dos raios sobre os seres vivos.
A descarga elétrica pode atingir um ser vivo de três formas, diretamente, lateralmente induzido pelo solo.
Diretamente a Probabilidade de sermos atingidos por um raio é pequena porém caso uma pessoa ou animal seja atingido diretamente por um raio a morte é quase certa, a vitima sofrerá danos nos seus órgãos internos além de severas queimaduras na pele.
Lateralmente Isso ocorre quando um indivíduo esta próximo a uma árvore por exemplo,e há descarga de um raio na mesma, o indivíduo não receberá toda a carga mas apenas uma parcela dela. As chances de sobrevivência nesse casa são maiores a pessoa
0 comentários:
Postar um comentário