domingo, 6 de fevereiro de 2011


A catapora (varicela) é uma doença muito contagiosa. É comum em crianças mas também acontece em adultos . Geralmente evolui sem problemas e dura sete a dez dias em crianças. Os adultos podem sentir-se muito mal e levam mais tempo para se recuperar. Também são mais propensos a apresentar complicações.

Sintomas

O principal sintoma é erupção cutânea com pequenos pontos vermelhos que se transformam em veículos. O número de vesículas difere muito de uma pessoa para outra.

Para evitar cicatrizes

É difícil ignora o prurido irritante das vesículas de catapora, mas deve-se desencorajar as crianças a coçá-las, pois isso aumenta o risco de infecção e formação de cicatrizes.

Período de Infecciosidade

As pessoas tornam-se infecciosas cerca de três dias antes do surgimento das lesões na pele

O período infeccioso continua até que todas as vesículas tenham se transformado em crostas e não surjam mais novas vesículas. O período de incubação é de 10 a 20 dias.

- Antes de aparecerem a lesões na pele, a pessoa afetada pode ter febre e mal-estar geral. A febre pode persistir durante todo o período de doença.
-Em geral, as lesões surgem no corpo e na face, e freqüentemente se disseminam para o couro cabeludo e os membros. Também podem disseminar-se para as mucosas, principalmente da boca e dos órgãos genitais.
- As lesões freqüentemente são pruriginosas. As manchas transformam-se em vesículas em algumas horas, e as vesículas transformam-se em crosta um a dois dias.
- Podem surgir novas vesículas após três a seis dias.

Causa

A catapora é causada pelo vírus varicela-zoster. A infecção viral é transmitida de uma pessoa para a outra por contado direto com vesículas rotas e através de gotículas no ar. As pessoas com catapora deve permanecer em casa durante o período de contágio para não infectar outras pessoas.

Tratamento

O tratamento concentra-se no alivio dos sintomas.
- Usar loção de camomila para aliviar o prurido.
- prestar atenção à higiene pessoal e buscar ambientes frios – o calor e suor podem agravar o prurido.
- Não coçar as vesículas; manter as unhas curtas ou usar luvas, se necessário.
- Procura o médico imediatamente se houver risco de desenvolver complicações
( ver adiante).

- O médico pode prescrever anti- histamínicos, que têm forte efeito sedativo, para as crianças cujo sono é seriamente afetado pelo prurido.
- Se você tem um sistema imune fraco, o médico pode prescrever aciclovir, um medicamento que atua especificamente contra a catapora.

Complicações

- Podem ser graves
- pode haver pneumonia.
- Em casas muito raros, a catapora pode resultar em meningite e, até mesmo, inflamação do coração.

Quem corre maior risco de apresentar complicações?

-gestante que não tiveram catapora.
- qualquer pessoa com sistema imune fraco, como aquelas com leucemia ou portadoras do HIV.
- Paciente que tomam medicamento para suprir seu sistema imune como esteróides orais e logo prazo.

Prevenção

As pessoas que correm risco especificam de apresentar complicações e que tiverem contato com vírus varicela- zoster pode receber uma injeção de imunoglobulina contra varicela- zoster para reforçar a imunidade. Também existe vacina contra catapora para aquelas pessoas sob maior risco.

Prognóstico

As pessoas que tiverem catapora adquirem imunidade permanente contra a doença.
Entretanto, o vírus pode retornar mais tarde na forma de cobreiro (zoster ). Uma pessoa com cobreiro pode transmitir catapora para outras pessoas, mas não pode transmitir o cobreiro.

.

0 comentários:

Postar um comentário