terça-feira, 1 de fevereiro de 2011



O câncer que pode ser evitado representa 10% de todo os tumores malignos em mulheres, são mais comuns nas mulheres com mais de 30 anos e após os 60 anos de idade. A doença em estágio pré-canceroso.
Não causa sintomas, mas as alterações celulares podem ser detectadas em um esfregaço cervical. A identificação e o tratamento do estagio pré-canceroso podem evitar o desenvolvimento do câncer. Nos estágios posteriores, a doença pode causar sangramento após a relação sexual ou na menopausa, ou corrimento vaginal com sangramento.
Duração
A doença geralmente avança lentamente em seu estagio pré-canceroso. Nem todas as alterações pré-cancerosas progridem para câncer, a demora do tratamento afeta a sobrevida.
Causas
O câncer do colo do útero foi associado a um vírus sexualmente transmitido. Acredita-se que o papiloma vírus humano (HPV) afeta vários genes celulares, incluindo um gene supressor do tumor denominado p53. A perda do gene p53 pode fazer com que uma célula se torne cancerosa.
O risco de contrair o vírus pode ser maior se você.
Mantiver relações sexuais sem proteção.
Tiver muito parceiros sexuais.
O risco de câncer do colo do útero também é maior em mulheres que fume.
Tratamento
No estagio inicial, o câncer do colo do útero causa poucos sintomas, tornando fundamental a realização regular de exame.
Quando consultar o médico.
Se você tiver qualquer sangramento vaginal.
Na época de realizar o esfregaço cervical ou exames de acompanhamento.
O que o médico pode fazer.
Se forem detectadas alterações pré-cancerosa em esfregaço cervical; você será encaminhada para colposcopia. O colo será examinado com um instrumento visualização e será retirada uma amostra de células para exame microscópico. Se as alterações pré-cancerosas forem confirmadas, a parte anormal do colo geralmente é removida. O tratamento do câncer do colo do útero depende do estagio da doença e inclui cirurgia de grande porte seguida por quimioterapia ou radioterapia Tratamentos alternativos
Associadas ao tratamento convencional do câncer do colo do útero, alguns tratamento alternativos, como massagem e aroma terapia podem ajudar no melhor bem estado paciente.

0 comentários:

Postar um comentário